wtts_te

Unidade Gestão da Responsabilidade Social para a Sustentabilidade

Propósito: Contribuir para uma mudança positiva no mundo, promovendo a responsabilidade social e a sustentabilidade no tecido empresarial português.

A unidade de Gestão da RS para a Sustentabilidade do CESPE é constituída por uma equipa de técnicos especializados, vocacionada para prestar serviços integrados na área de desenvolvimento estratégico, implementação e operacionalização da RS.

Os nossos serviços destinam-se a apoiar as organizações na definição da sua estratégia de sustentabilidade onde se identificam as prioridades de atuação, objetivos e metas, horizonte temporal e descrição das atividades a desenvolver, assegurando-se a sua transversalidade interna e a capacitação necessária para uma implementação eficaz. 

Apoiamos as empresas na implementação do modelo de responsabilidade social na gestão da sua organização, de acordo com as recomendações e/requisitos de referenciais nacionais ou internacionais.

O serviço prestado será baseado num diagnóstico e numa personalização da nossa oferta às necessidades de cada organização.

Consultoria

  • Definição da estratégia e respetivos planos de ação de Responsabilidade Social
  • Envolvimento de stakeholders: Apoiamos as organizações a desenvolverem uma estratégia de envolvimento de stakeholders na gestão da responsabilidade social, a partir de uma abordagem de co-criação de valor. Esta estratégia implica a identificação e definição de segmentos de stakeholders, definição da estratégia de envolvimento, escuta de stakeholders (a partir de entrevistas, inquéritos e/ou focus groups), definição de matriz de materialidade, monitorização e report de resultados
  • Operacionalização e monitorização de ações: Apoiamos as organizações na operacionalização das ações e eventos propostos na estratégia dos projetos de Responsabilidade Social Corporativa. Desde a criatividade à gestão do projeto/evento e coordenação dos potenciais parceiros.
 

√ Eventos de angariação de fundos

√ Ações de intercâmbio Solidário

√  Ações de Formação

√ Workshops

  • Comunicação: Um dos principais problemas das organizações em Portugal prende-se com saber comunicar as suas práticas de responsabilidade social e saber como comunicar de forma mais sustentável. Desta forma, desenvolvemos uma estratégia de comunicação que garanta uma maior eficácia e eficiência da estratégia de sustentabilidade das organizações, procurando ir ao encontro dos diferentes segmentos de stakeholders.
 

Formação

Desenvolvemos programas de formação à medida das necessidades das organizações.

Estruturamos as formações de acordo com o perfil do público-alvo e os objetivos específicos da organização. Disponibilizamos formações especificas sobre: Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Liderança, Bem-estar organizacional.

  • Sensibilização em Responsabilidade Social

Todas as organizações, assim como as suas partes interessadas, estão a tornar-se cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. Esta formação tem um carácter de sensibilização pedagógica e visa integrar todos os elementos de uma empresa/organização no processo da implementação da Responsabilidade Social. Esta formação é adaptada ao perfil do público-alvo. 

Bem estar organizacional

Ao promover o bem-estar dos seus colaboradores, uma organização está não só a prevenir problemas de absentismo relacionado com ansiedade, depressões, síndrome de exaustão e outro tipo de disfunções comportamentais, como também a estimular – de modo positivo e impactante na vida das empresas – melhorias dos níveis de produtividade, criatividade e qualidade do serviço prestado.

Para implementar o bem-estar nas empresas e impulsionar um crescimento justo e sustentável é necessário uma mudança de paradigma. Passamos uma grande parte do dia no local de trabalho, daí a necessidade premente de torná-lo num local mais agradável para trabalhar.

Coordenação: Sónia Peixoto – Linkedin | info@cespe.pt

Equipa:

Sandra Gomes – Linkedin | Mafalda Nogueira Linkedin